Desafio Literário 2013 – Feliz ano novo

13 jan

Nada como começar um ano renovando as energias e com a esperança de que sonhos e projetos pendentes do ano anterior serão realizados no ano que se inicia.

Então, aproveito o começo do ano para compartilhar um dos meus projetos 2013,  que é o de ler ainda mais, quem sabe voltar a minha marca de época de adolescente quando ia semanalmente a biblioteca e lia 02 livros por semana. Com tanto trabalho, coisas de casa, gerenciamento de amizades e família acho difícil, mas pelo menos 02 por mês acho totalmente factível.

Descobri este blog e achei que valia a pena compartilhar pois não é um clube de leitura engessado com temas pré-determinados, o desafio dá bastante liberdade para escolher os títulos, quem publica resenhas” linkadas” ao blog do desafio (ver regulamento) ainda concorre ao sorteio de livros todo mês, muito bacana.

Segue abaixo relação dos temas, mas vale a pena acessar o blog: http://desafioliterariobyrg.blogspot.com.br/2012/11/regulamentos-dl-2013.html

JANEIRO – TEMA LIVRE

Para aproveitar o tempo junto da família e dos amigos com muita leitura, o tema é livre! Aproveitem para escolher obras que, por algum motivo, não foram lidas no ano que se foi. Releituras não valem, pois o propósito maior do DL é desencalhar os livros daquela lista básica de leituras pendentes – que não para de crescer nunca.

FEVEREIRO – LIVROS QUE NOS FAÇAM RIR

No mês da alegria e da folia, está valendo quaisquer obras que despertem o riso pela comicidade presente no enredo.

MARÇO – ANIMAIS PROTAGONISTAS

Após as festas de fim de ano e o carnaval, quando a vida é retomada de fato, devemos ler obras cujos personagens protagonistas são os animais. Vale dizer que eles podem até compartilhar a posição de personagem principal com outros personagens humanos, mas nunca estando em menor destaque.

ABRIL – UMA OU MAIS DAS QUATRO ESTAÇÕES NO TÍTULO

Se a tendência é Outono/Inverno ou Primavera/Verão, não importa. A moda da vez é ler obras que contenham no título uma ou mais das quatro estações do ano.

MAIO – LIVROS CITADOS EM FILMES

Literatura e Cinema são tão intrínsecos! Para quem é cinéfilo, não será tão difícil escolher as obras citadas em filmes; para quem não o é não há motivo para preocupação. Nossa equipe irá preparar uma lista especial para atender aos objetivos não só deste mês como também de todo DL.

JUNHO – ROMANCE PSICOLÓGICO

No Brasil, o romance psicológico mais famoso é Dom Casmurro, de Machado de Assis. Até hoje, paira dúvida se Capitu traiu Bentinho. Este gênero literário, portanto, caracteriza-se por ressaltar a mente humana. O meio ambiente em que se passa a história é irrelevante se comparado ao pensamento e ao comportamento dos personagens, cuja intimidade é revelada pelo agir e sentir.

JULHO – COR OU CORES NO TÍTULO

Férias é tudo de bom para quem pode! Pena que o tempo no inverno é acinzentado, né? Então aproveitem o tempo livre embaixo do edredom e com muita leitura. Neste mês só está valendo obras que contenha no título cor ou cores.

AGOSTO – VINGANÇA

A vingança é o ato de agir contra uma pessoa em resposta ao que ela tenha feito de prejudicial, de modo que ela sinta na pele o que se passou e que não repita mais a ação nociva. É o famoso “Olho por olho, dente por dente”. Neste mês, devemos nos deliciar com obras cuja trama seja a da vingança.

SETEMBRO – AUTORES PORTUGUESES CONTEMPORÂNEOS

O ícone maior da literatura portuguesa é, sem dúvida, José Saramago – o único a receber o Prêmio Nobel. Mas que tal descobrirmos outros talentos literários de Portugal? Neste mês, então, devemos ler obras de autores portugueses contemporâneos. Com certeza, haverá grandes revelações literárias!

OUTUBRO – HISTÓRIAS DE SUPERAÇÃO

Quem sobrevive a grandes tragédias ou a graves doenças, comumente, relata sua experiência de superação, através da luta e da fé, pelos meios de comunicação locais, regionais, nacionais e internacionais. Neste mês, devemos ler histórias de superação – sejam reais ou fictícias e aproveitá-las como lições para toda a vida.

NOVEMBRO – LIVROS QUE FORAM BANIDOS

A leitura é tão importante para a formação do ser humano que, em vários momentos da história, determinados livros foram banidos por serem considerados, pelas autoridades, inadequados à população – que poderia ser subvertida por meio da leitura. Em novembro, que tal ler livros que foram banidos?

DEZEMBRO – NATAL

O ano passou voando! Para desacelerar o passo, devemos ler obras que falem do Natal – a época mais fraterna do ano. Entre um capítulo e outro, não se esqueçam de: montar o pinheiro, decorar a casa, comprar presentes, organizar o amigo secreto, preparar o cardápio e desejar FELIZ NATAL a todos!

até a próxima Paty Dica

Anúncios

Comente / Deixe a sua dica

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: